Que tipo de iluminação interior procura?
A escolha do candeeiro não levanta, habitualmente, grandes dúvidas técnicas.
Para que o resultado final corresponda ao que imaginou, é importante olhar também para o local de aplicação, e para o tipo de iluminação que quer.
Nos espaços interiores, onde acabamos por passar mais tempo, é importante que escolha pensando no ambiente que quer criar em cada área.
Para ajudar na escolha organizámos as opções de iluminação interior pela forma como "espalham" a luz.
Veja algumas das que podem ser mais interessantes:
Apliques de parede de luz indireta: escolhidos quando se pretende diminuir o foco visível dos candeeiros e o encandeamento que provocam. Conseguem uma luz mais difusa, e um espaço iluminado de forma mais homogénea, pela reflexão da luz nas paredes ou no teto.
DownLights: aplicados no teto, de forma saliente ou encastrada, projetam luz de cima para baixo. Permitem iluminar uniformemente um espaço.
Lineares fluorescentes industriais: muito utilizadas em escritórios, podem incluir refletores quando se pretende um maior rendimento, ou com difusores, quando se procura uma luz mais difusa. Apresentam muitas possibilidades de dimensionamento.
Lineares de luz direta / indireta: com esta iluminação pode optar por luz direta ou indireta e consegue alcançar uma área maior uma vez que, normalmente, o seu comprimento é superior ao habitual. Sendo muito versáteis, podem ser suspensas ou encastradas e, de acordo com a sua instalação, utilizadas como aplique de parede, ou wallwasher.
.jpg?1563059854009)
.jpg?1563058709206)
Projetores: consegue mais flexibilidade na iluminação do espaço. Apresentam-se, habitualmente, em calha eletrificada ou salientes. São utilizados para iluminação mais rigorosa e pontual em ambientes temporários, como exposições e museus, ou lojas.
Sanca: São utilizadas para iluminação indireta. A sua iluminação é gerada por reflexão no teto, ou na parede, dependendo do tipo de sanca, e como tal, apresenta um rendimento baixo. É normalmente utilizada como iluminação decorativa, servindo para criar ambiente em complemento de outro tipo de iluminação utilizado. No entanto, não significa que dependendo dos espaços a ser implantada, onde o nível de luminância necessária seja reduzida, possa ser o único tipo de iluminação presente.
Varredores de parede (Wallwashers): utilizadas para destacar pormenores nas paredes, como texturas e relevos. Aplicam-se, como o nome indica, junto à fachada, para fazer o seu “varrimento” total.
Iluminação decorativa: Utilizada para criar ambientes. Poderá ser suspensa, ou móvel, de cabeceira ou de pé, podendo apresentar-se de múltiplas formas.
Candeeiros disponíveis na loja João Lopes Iluminação - fotografias LZF, Pekota, Vibia, Lucide, Aromas del Campo
Próximos passos
Defina o ambiente que quer criar, identifique a utilização do espaço e a iluminação que é necessária para esse fim. A partir daqui podemos apoiá-lo na escolha.
Conheça as opções que temos visíveis na loja e acompanhe as novidades no nosso facebook .