Luz branca ou amarela? Qual escolher para cada ambiente?

O sonho comanda a vida… e o sol também!

A qualidade e a intensidade da luz com que vivemos e trabalhamos influencia o nosso bem-estar. É um elemento decisivo na vida. É ela que nos regula o dia e a noite, dá vitalidade ou traz sonolência.

Conseguir uma boa iluminação, adaptada ao espaço e à funcionalidade, favorece a eficiência e o conforto. Uma má utilização pode prejudicar o funcionamento do espaço e até mesmo desvalorizar o ambiente.
Neste artigo vai ficar a saber o que precisa ter em conta para escolher as lâmpadas certas para cada ambiente.

Candeeiros João Lopes Iluminação. Projecto e ambiente Traço Magenta.

Já reparou que há locais onde entramos e nos parecem limpos, inspiram confiança e transmitem energia, e noutros espaços sentimos o ambiente mais caloroso e aconchegante? Um consultório ou o bar de um hotel despertam-nos sensações diferentes, pelo ambiente que criam.
A temperatura da lâmpada tem esse poder. Influencia a perceção que temos de um espaço, em nossa casa ou mesmo num local público. Podemos falar de luz quente ou luz fria, e não estamos a referir-nos ao calor físico da lâmpada, mas sim o seu tom.

A lâmpada tem cor?

Habitualmente dizemos que a luz é branca ou amarela, ou fria e quente.
Associamos a luz amarelada e os seus tons quentes à cor do sol. O tom branco e azul remete-nos para a ausência de calor, para o frio.
Usamos a escala de Kelvin para medir a temperatura da luz. Quanto mais branca for a luz, mais alta é a temperatura de cor na escala de Kelvin e mais azulada e fria será essa lâmpada. Quanto mais baixa a temperatura da cor na escala, mais amarela será a luz.




Escala de Kelvin

Para escolher a luz que procura, consultar estes valores indicativos aproximados, pode ajudar:
Branco frio – acima de 5500 na escala de Kelvin
Branco luz do dia – 5000 a 5500 K
Branco neutro – 4000 a 4500 K
Branco quente – entre 2600 a 3500 K

Qual a melhor temperatura da lâmpada para cada espaço?

Quem nunca se enganou a escolher a lâmpada e tornou um quarto numa sala cirúrgica?

Candeeiro de Leds, disponível na João Lopes iluminação

As luzes mais frias transmitem energia e atividade, o que pode influenciar o nosso estado de espírito.

Para ambientes onde queremos estar com atenção, fazer tarefas que exigem visibilidade, a luz mais azulada é mais indicada, o branco frio. Espaços onde se destaque a limpeza, onde seja possível ler, escrever, trabalhar, e onde o nível de atenção é maior. Cozinhas, casas de banho, escritórios, salas de aula, lojas e ambientes médicos são espaços onde a luz branca é a opção mais indicada.



Candeeiro Aroma del Campo, disponível na João Lopes iluminação

Lâmpadas com tons mais quentes são acolhedoras e trazem sensações de relaxamento.Já a luz amarela é a preferida para sala, quartos, sala de jantar e todos ambientes em que deseje ter uma sensação de conforto, relaxamento e tranquilidade.
Em espaços públicos como cafés, restaurantes e bares também pode ser interessante escolher este tipo de iluminação, com uma potência menos forte. De acordo com o perfil do restaurante pode ser mais apelativo optar por uma iluminação fraca, que desperta outros sentidos, como o paladar.

A eficiência energética não depende da Cor

Escolha o tom que escolher, luz branca ou amarela não são diferentes no consumo. A potência da lâmpada é que define o seu consumo. Quanto maior a potência maior o consumo de energia.
Por vezes a iluminação com luz branca dá a sensação de mais luz, logo mais consumo. No entanto, se as lâmpadas forem da mesma potência o consumo será o mesmo.
O que muda é a perceção que a luz branca nos dá, por proporcionar maior contraste, enquanto a luz amarela nos traz a sensação de relaxamento e maior conforto visual. Se a potência for a mesma, ambas terão o mesmo consumo.

Próximos passos

Avalie o espaço, identifique a sua funcionalidade e escolha a luz ajustada ao ambiente que quer criar.
Recomendamos que teste a lâmpada antes de comprar. Visite a loja e peça a opinião dos nossos especialistas em iluminação para fazer a sua escolha segura.