Como escolher o abat jour certo para cada espaço e ambiente

Qual é a primeira ideia que lhe vem à cabeça quando pensa em escolher um abat jour?
A cor? O tamanho? O padrão do tecido? A forma? O preço?
Talvez a tela em que o abat jour será feito não surja nos primeiros requisitos que identifica quando o escolhe. Mas é este o elemento que vai determinar a luz desse candeeiro.

Neste artigo vai ficar a saber o que precisa ter em conta quando escolhe um abat jour novo.

Como escolher o abat jour - João Lopes Iluminação_projeto Traço Magenta

Candeeiros João Lopes Iluminação. Projecto e ambiente Traço Magenta.

Iluminação e ambientes

Abat jour é uma palavra de origem francesa e significa “cortar a luz”. O seu papel é esse mesmo: cortar a luz na medida adequada ao ambiente que pretendemos criar.

Sabemos que a luz de cada espaço pode ser decisiva na sensação de conforto que nos transmite. Mesmo sem muitas vezes termos perceção disso. Decidimos ficar ou sair de um espaço porque nos magoa os olhos, de tanta luz que tem, ou porque nos entristece, pelo ambiente sombrio e o ar sonolento, que a luz ténue e esbatida nos transmite.

É habitual associarmos a “meia-luz” ao descanso e à tranquilidade. Ao mesmo tempo é sabido que a luz do sol nos influencia positivamente, que somos mais felizes quando a podemos aproveitar, e que temos preferência por dias de sol longos.

Tudo isto depende também, claro, do nosso estado de espírito e dos ambientes que procuramos para estarmos em harmonia connosco mesmos, em cada momento.

Por onde começar?

Identifique a função do candeeiro e o ambiente que quer criar. É um ponto de luz para criar uma luz mais difusa e um ambiente mais acolhedor?
Ou o que pretende é um candeeiro para iluminar uma zona de refeição, ou um espaço de leitura, ou uma mesa de estudo e trabalho?

A luz de cada espaço influencia a sensação de conforto. Se é agradável aos olhos, vai ser agradável de estar, ficar e desfrutar do ambiente.
Por isso é tão importante escolher bem quando pensa em novos abat jours.

Como escolher o abat jour - João Lopes Iluminação_projeto Traço Magenta

Abat jour João Lopes Iluminação. Projecto e ambiente Traço Magenta.

Como escolher

Se optar por uma tela mais opaca, vai conseguir um espaço com luz discreta e ambiente romântico. Uma solução ideal para espaços de passagem, zonas de estar que inspiram descanso e descontração.
A opção de colocar ou não uma tampa no abat jour vai contribuir para a difusão ou concentração da luz.

Se pretende iluminar a área em baixo do abat jour opte por abat jours sem tampa na base, para que a luz se espalhe na zona a iluminar.
Se, pelo contrário quer um criar um ambiente acolhedor e de descanso, pode proteger-se da luz direta escolhendo abat jour com tampa na base e no topo.

O tecido e o padrão são aspetos importantes, que devem refletir a sua personalidade e estar em harmonia com o espaço. Mais exuberantes e originais ou mais discretos e neutros. Habitualmente, este é o tema que mais entusiasma na escolha. Veja as últimas tendências e arrisque até onde a sua criatividade o levar! Ou peça sugestões a quem está habituado a combinar abat jours e ambientes.

Em relação à forma, existem modelos adequados para colocar numa mesa, outros mais próprios para suspensão ou para aplicar num candeeiro de chão.

Como escolher o abat jour - João Lopes Iluminação_Vibia

Candeeiro Vibia. Disponível na João Lopes Iluminação.

Próximos passos

Defina a função do abat jour que pretende, o ambiente que quer criar, e o espaço onde se vai inserir. A partir daqui, podemos apoiá-lo na sua escolha, para que tenha sucesso e o resultado final seja o que imaginou. Para que encontre o seu abat jour e saiba como escolher!

Consulte aqui os vários abat jours que temos disponíveis ou veja no nosso facebook alguns dos abat jours mais recentes e as edições limitadas que criámos.