Como criar uma iluminação adaptada aos espaços de trabalho? – o que diz a norma europeia

Como pensar um espaço adaptado ao trabalho?

Qual o tipo de iluminação mais indicada? Como evitar a sensação de cansaço causada pela luz deficiente ou pela luz em excesso?

 

A tecnologia tem permitido desenvolver soluções cada vez mais adequadas. Actualmente existem lâmpadas e luminárias mais eficazes, que optimizam a iluminação e permitem um melhor rendimento, mais adaptado aos espaços e às necessidades do ser humano, quer a nível físico, quer a nível psicológico.

 

Iluminação escritório norma europeia

 

Um projecto de iluminação pensado para um espaço de trabalho deve estar de acordo com normas que definem alguns parâmetros. Limitam a utilização de certas luminárias e conceitos de iluminação, em determinados espaços de trabalho, para garantir boas condições de trabalho e que o projecto de iluminação responda à sua função.

Na Europa é a Norma Europeia EN 12464-1 que define esses parâmetros.

 

 Iluminação escritório norma europeia

 

 

A NORMA EUROPEIA 12464-1

A norma europeia apresenta os valores mínimos e máximos obrigatórios para a iluminação de um local de trabalho e do ambiente directamente relacionado que o rodeia. Pretende mostrar um método que garanta requisitos mínimos necessários de iluminação em cada local de trabalho interior. É a base para que se criem ambientes saudáveis, onde existe equilíbrio entre os vários elementos presentes na iluminação.

 

Segundo a norma europeia, estes parâmetros devem estar assegurados na iluminação de num espaço:

 

  • Nível de Iluminação Médio mínimo por área de trabalho (Em) - tabelado na norma consoante o tipo de trabalho realizado em cada espaço.
  • Valor de Índice de Encadeamento máximo (UGR) - quanto maior for o seu valor, mais elevado será o encadeamento que a iluminação provoca. Por exemplo, um ambiente habitual de escritório, o valor de UGR deve ser igual ou inferior a 19.
  • Uniformidade mínima da iluminação – pretende garantir as proporções equilibradas de luz presente num espaço.
  • Índice de Restituição Cromática (Ra) - numa escala de 0 a 100, quanto menor for o índice, menor será a qualidade de restituição fidedigna da cor observada do objecto.

 

Estes quatro parâmetros referidos nas tabelas da Norma EN 12464-1 estabelecem limites e orientações para projectar a iluminação de um espaço, com ambiente adaptado ao trabalho.

 

Iluminação escritório norma europeia

 

A luz natural é importante para o ser humano. É por isso determinante que os espaços consigam o melhor aproveitamento de luz natural possível, e que o projecto de iluminação artificial seja o elemento complementar.

Quanto mais próximo conseguir estar dos cenários produzidos pela luz natural, quanto melhor se conhecer a forma de controlo da luz artificial, mais produtivo será o espaço de trabalho e melhores os benefícios para a saúde de quem ali trabalha.

Se necessita de apoio técnico e aconselhamento em projectos de iluminação contacte a nossa loja para ser acompanhado por especialistas em Iluminação.

 

 Candeeiros disponíveis na loja João Lopes Iluminação - fotografias Vibia, Leds C4